sábado, 31 de julho de 2010

O que é um Fisiatra?

O fisiatra é um médico especializado em medicina física e reabilitação. Fisiatras atuam em vários tipos de
problemas que causam deficiências, desvantagens e incapacidades - Desde uma dor nas costas até as seqüelas causadas por um trauma na medula espinhal ou os problemas motores e cognitivos causados por um derrame, por exemplo.
Eles vêem pacientes em todas as faixas etárias e tratam problemas que tocam em todos os principais sistemas do organismo.
Estes especialistas têm como objetivos melhorar a capacidade funcional destes pacientes, tentando devolver ao máximo sua independência e, assim, melhorar a qualidade de vida destes e de suas famílias.
Fisiatras tratam dor aguda e crônica, além de desordens musculo-esqueléticas. Pacientes fisiátricos incluem pessoas com artrites, tendinites, qualquer tipo de dor nas costas e lesões relacionadas ao trabalho ou ao esporte.
Portadores de amputações dos membros (congênitas ou adquiridas) são acompanhados desde a fase de pré-amputação até a sua protetização. Portadores de câncer podem ter a sua morbidade diminuída e sua qualidade de vida melhorada através da abordagem reabilitacional.
Pacientes com desordens neurológicas como lesões medulares e cerebrais traumáticas são tratados pelo fisiatra, abordando dentro destas as suas principais complicações. Além de lesões traumáticas, outras condições como sequelas de derrame (AVC) ou esclerose múltipla, assim como problemas no desenvolvimento neuro-psico-motor de crianças também são abordados.
Fisiatras geralmente trabalham em centros de reabilitação, hospitais e em consultórios. Freqüentemente, atuam dentro da ampla área da especialidade, mas alguns se especializam em sub-áreas, como: dor crônica, neuroreabilitação, medicina esportiva, reabilitação cardíaca, entre outras áreas.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá parabns gostei mto do seu blog,´Vc sabe me responder se é possivel após a faculdade de medicina,se especializar em fisiatria aqui no Brasil mesmo??? agradeço a reposta!!

Google Analytics